segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto que foi feito para colocar no jornal do SENAC sobre o trabalho feito pela turma (Biodiversidade)

Biodiversidade: Descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.


Atualmente nós da Turma BM10 realizamos um trabalho em sala de aula sobre biodiversidade. Elaboramos trabalhos sobre o tal tema. Dentre ele falamos sobre: Óleo Solidário, Casa Corretamente Ecológica (maquete), Produtos Recicláveis (oficina), e aproveitamos a oportunidade para apresentar o grupo COPMA como denominamos a Ronda Mirim.

Óleo Solidário: O que fazer com o óleo que utilizamos em casa? Será que fazemos o uso correto com o que resta dele? Foi um assunto que trouxe polêmica, muitas pessoas achavam que fazer do óleo um sabão era a melhor maneira de ajudar a natureza, e que assim mesmo inocentemente acabavam prejudicando o meio ambiente. Sendo assim através de pesquisas e informações levantamos o fato de que a produção caseira de sabão não é a forma mais correta de se reaproveitar,pelo fato de que nem sempre utilizam a quantidade adequada de soda ou até mesmo do óleo, pois excesso de soda o torna um produto altamente corrosivo, e se usada em uma quantidade menor, o óleo irá para o nosso ralo da mesma forma, portanto sugerimos que deixem esse trabalho para os profissionaisfabricantes, e que levem o óleo utilizado em casa em pontos de coleta mais próximo.

Casa Ecológica (Maquete): Elaboramos uma casa com o intuito de informar a importância da existência de uma construção ecologicamente correta. Sendo assim fizemos um teto solar para coleta de energia alternativa, da mesma forma existe um jardim no teto que mantém a temperatura natural do ambiente.

Produtos Recicláveis: Abordamos tal assunto, pois achamos que as pessoas não dão tanta importância ao reaproveitamento, sendo algo tão simples, pensando assim decidimos elaborar materiais recicláveis visando informar que podemos sim reutilizá-lo e trazê-lo para o nosso dia-a-dia.

COPMA: Aproveitamos a oportunidade para apresentar o grupo voltado à conscientização e importância de reciclar. Elaboramos dinâmicas interativas, oferecemos oportunidade de perguntas, e abordamos fatos do dia-a-dia para mostrar que realmente a falta de conscientização de consequência pode influenciar nos acontecimentos trágicos que sempre pensamos que nunca acontecerá conosco.
Enfim, alcançamos nossas expectativas ao notarmos certa aprovação da parte do público, pois os mesmos demonstraram interesse sobre o assunto ao questionarem o que lhe foi apresentado.


Esperamos que nossos esforços resultem em uma mudança de rotina da sociedade ou entre nós mesmos daqui do SENAC, pois se cada um fizer sua parte podemos mudar o Mundo!


Texto elaborado por: Grasiele Camila, Bruna Oliveira, Ana Carolina Frois e Marcos Vinicius.  Turma BM10.




Nenhum comentário:

Postar um comentário