quarta-feira, 11 de maio de 2011

logistica reversa



Logística reversa
Logística reversa apesar de ser nova já existe desde a época em que as indústrias de cervejas recolhiam seus vasilhames; o cliente comprava a cerveja, mas devolvia o vasilhame para a indústria fazer a reutilização.
A definição de logística reversa é o reuso de produtos e materiais, que também pode ser chamado de Gestão de Recuperação de Produtos, (PRM- Product Recovery Management). A logística reversa cuida de toda a parte de recolher, desmontar, e processar os produtos usados, para que assim a empresa garanta uma recuperação sustentável e boa ao meio ambiente.
Antes as empresas não se importavam com seus produtos depois de passar pelo consumidor, a maior parte dos produtos usados era jogada no lixo agredindo assim o meio ambiente, com a logística reversa a população espera que se reduza o lixo gerado pelos produtos.
As principais razões para aderir a logística reversa são:
·       Leis Ambientais que forçam as empresas a receber de volta seus produtos e cuidar de seu tratamento.
·       Benefícios econômicos de usar produtos desenvolvidos no processo de produção ao invés de jogar fora.
·       Crescer a consciência ambiental dos consumidores.




A empresa Terracycle Brasil é uma empresa de logística reversa   que reaproveita objetos  rejeitados pela comunidade de catadores e os transformam em novos produtos, ela coletou 200 mil embalagens só no Brasil.

Bibliografia

Grupo
_ Antonia Maria de Oliveira dos Santos
_ Flávia Cristina Lourdes Dias Faustino
_ Talita Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário